Pular para o conteúdo principal

Segundo Educação Escoteira

Desde o ano passado os Escoteiros do Brasil realizam anualmente o EducAÇÃO ESCOTEIRA, um evento pensado para acontecer dentro das instituições de ensino, de forma a promover aos estudantes uma oportunidade de vivência de atividades educativas, junto aos membros do Movimento Escoteiro. Como estratégia, num mesmo dia, Unidades Escoteiras Locais de todo o país oferecerão atividades escoteiras nas escolas. A segunda edição do programa, que ocorre no dia 19 de maio, e tem potencial de alcance de mais de 1.200 estabelecimentos.
O evento tem grande impacto social, beneficiando tanto os associados e especialmente os estudantes em todo o país. A ideia é contar com a experiência sólida dos Escoteiros, apresentando atividades que que serelacionem com o tema do ano – “Educação para a vida” – e conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, de forma divertida e atraente.
A presença dos Escoteiros nas escolas atende aos interesses das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que propõe tornar interessantes os conteúdos escolares (conforme pág. 117, DCNEB, 2013), daí que deve ser planejado e desenvolvido de modo que o público alvo – crianças e adolescentes – possam sentir prazer nas atividades. O Movimento Escoteiro possui uma história centenária em proporcionar experiências educativas de forma divertida e interessante às crianças, adolescentes e jovens.
Aos escoteiros, promover o EducAÇÃO ESCOTEIRA faz parte do comprometimento com a educação para a vida, que deve refletir-se em todas as dimensões dos jovens, ajudando-os a evoluir e crescer como pessoas. Para que o evento aconteça, a iniciativa deve partir das Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas), mantendo contato o mais cedo possível com Unidades Educacionais próximas, públicas ou privadas, propondo parceria para a realização do evento. As Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas) devem fazer uma proposta por escrito à escola onde pretendem realizar a atividade, preferencialmente ainda no mês de fevereiro, para incluir o 2º EducAÇÃO ESCOTEIRA no calendário da instituição de ensino.
Todos estão convocados para colaborar e promover esta grande atividade, possibilitando a educação de milhares de crianças, adolescentes e jovens de todo o país, e promovendo também o crescimento e desenvolvimento dos Escoteiros do Brasil. Todas as UELs que participarem do EducAÇÃO ESCOTEIRA e postarem as informações no PAXTÚ receberão pontuação no Prêmio Grupo Padrão. É importante que cada UEL realize contato com a mídia local para que haja cobertura de imprensa no dia da atividade.
Participe e não fique de fora desse grande evento que trará inúmeros benefícios para a educação de milhares de crianças, adolescentes e jovens, bem como para o crescimento e desenvolvimento dos Escoteiros do Brasil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Mulher

O 8 de março é uma oportunidade de recordar a importância da mulher na sociedade. Seja ela uma grande empresária, executiva, mãe e diversos outros papéis que as mulheres assumem e são fundamentais. Milhares de escoteiras são exemplos de garra: trabalham incansavelmente para que a cada dia o mundo se torne um lugar mais justo e igualitário. No Escotismo, contamos com grandes exemplos femininos que rompem barreiras e se superam a cada dia. Agnes Baden Powell , irmã mais nova de Robert Baden Powell, se destacou por ser uma das principais líderes do movimento das bandeirantes, publicou o primeiro manual das Guias em 1912, com o nome "Como as moças podem ajudar a constituir o Império", depois disso as Guias cresceram no mundo todo. Em 1930, Lady Olave Baden Powell , esposa de Baden Powell, é aclamada Chefe Mundial de Guias, função que exerceu até 1976 quando veio a falecer. Quando era criança a Rainha Elizabeth II também participou do movimento escoteiro, e hoje ela

Atividade com Bússola

No dia 10 de fevereiro o Ramo Escoteiro participou de uma atividade diferente. Foi o dia de aplicar tudo o que aprenderam com os chefes sobre bússola. Eles se encontraram na sede do grupo e logo após a bandeira desceram para o Parque Zezão, que fica próximo a nossa sede. Lá puderam aproveitar o espaço do Parque para aplicara os conhecimentos com bússola e foram auxiliados pelos chefes através do radioamador. Além de um grande desafio, atividades com bússola e radioamador incentivam os jovens a buscar um estudo técnico das ferramentas, a práticas científicas, além de atuar em comunicação no caso de emergências. Mias uma grande atividade realizada com sucesso!

Flor de lis, simbolo do movimento escoteiro e seu significado.