Pular para o conteúdo principal

Tema para o próximo ano será: Aventura Saudável


Os Escoteiros do Brasil apresentam o tema anual que vai nortear os projetos e atividades da instituição no próximo ano. Com o conceito e artes elaborados pela equipe nacional de Métodos Educativos, o mote ‘Escotismo – Aventura Saudável’ remete à origem do significado de Escotismo, que explora justamente os caminhos descobertos, desafios e obstáculos, e a rotina de atividades com acampamentos, contato com a natureza, e convívio com outras realidades e culturas.

O processo de criação considerou novamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como nos anos anteriores. Nos dois últimos anos, os temas ‘Escotismo e Desenvolvimento Sustentável’ e ‘Escotismo – Educação para a Vida’ evocavam propostas que são parte dos ODS, e para 2019, o objetivo é trabalhar a temática da saúde. Outra iniciativa que permanece é o distintivo composto pelas Atividades Estratégicas (EducAÇÃO Escoteira, MutEco e MutCom), junto ao distintivo anual.

A partir de janeiro do ano que vem, o planejamento estratégico será guiado pelo novo tema, que parte da ideia de que a aventura está além da visão comum, e do ponto de vista da aventura como uma ferramenta de descoberta de si mesmo. É algo que contribui no crescimento como pessoa, e um pilar da própria vida – a descoberta do mundo. Como enxergamos a aventura como o caminho da vida, as estrelas e constelações estão presentes como guias.

A capacidade do Escotismo de transformar realidades está atrelada ao aspecto de superar limites e conhecer o desconhecido. A aventura proporciona saúde e desenvolvimento físico, além de ensinar sobre recursos e aprimorar habilidades, e criar nas crianças, adolescentes e jovens a coragem, disciplina e, nas palavras de nosso Fundador, “caráter, que é mais importante que qualquer outra coisa pra um jovem abrir seu próprio caminho na vida”.

Para a Diretora de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil, Carmen Barreira, o tema servirá de base para a busca pela felicidade. “O que se espera de um Escoteiro ou Escoteira? Que sejam capazes de encontrar seus próprios caminhos e serem felizes. Que o tema de 2019 e o Cruzeiro do Sul possam ajudar cada criança, adolescente e jovem nesta Aventura Saudável”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Mulher

O 8 de março é uma oportunidade de recordar a importância da mulher na sociedade. Seja ela uma grande empresária, executiva, mãe e diversos outros papéis que as mulheres assumem e são fundamentais. Milhares de escoteiras são exemplos de garra: trabalham incansavelmente para que a cada dia o mundo se torne um lugar mais justo e igualitário. No Escotismo, contamos com grandes exemplos femininos que rompem barreiras e se superam a cada dia. Agnes Baden Powell , irmã mais nova de Robert Baden Powell, se destacou por ser uma das principais líderes do movimento das bandeirantes, publicou o primeiro manual das Guias em 1912, com o nome "Como as moças podem ajudar a constituir o Império", depois disso as Guias cresceram no mundo todo. Em 1930, Lady Olave Baden Powell , esposa de Baden Powell, é aclamada Chefe Mundial de Guias, função que exerceu até 1976 quando veio a falecer. Quando era criança a Rainha Elizabeth II também participou do movimento escoteiro, e hoje ela

Atividade com Bússola

No dia 10 de fevereiro o Ramo Escoteiro participou de uma atividade diferente. Foi o dia de aplicar tudo o que aprenderam com os chefes sobre bússola. Eles se encontraram na sede do grupo e logo após a bandeira desceram para o Parque Zezão, que fica próximo a nossa sede. Lá puderam aproveitar o espaço do Parque para aplicara os conhecimentos com bússola e foram auxiliados pelos chefes através do radioamador. Além de um grande desafio, atividades com bússola e radioamador incentivam os jovens a buscar um estudo técnico das ferramentas, a práticas científicas, além de atuar em comunicação no caso de emergências. Mias uma grande atividade realizada com sucesso!

Flor de lis, simbolo do movimento escoteiro e seu significado.